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Como escrever artigos eficientes para SEO

Foto do escritor: Bruno Bellini AndrighettiBruno Bellini Andrighetti

Não é segredo que um conteúdo de qualidade é importante para o ranqueamento de páginas no Google. Porém, não adianta de nada ter um texto altamente informativo se ele não é capaz de seguir as diretrizes do algoritmo para ser competitivo.


Nesse post será descrito tudo o que é preciso para transformar um bom artigo em um artigo extraordinário na visão dos mecanismos de pesquisa


 

Escrita do artigo

Na própria escrita do artigo, é importante pensar como a Search Engine pensaria. Portanto, além de entregar um bom conteúdo, é fundamental torná-lo otimizado para SEO, algumas características que os conteúdos líderes têm em comum são:

  • Linguagem simples e objetiva;

  • Respondem o que está sendo perguntado;

  • Utilizam palavras-chave ao longo do texto;

  • Possuem uma estrutura organizada;

  • Têm espaço para inclusão de imagens e links.


Pesquisa de palavras-chave

Antes de começar a escrita do seu texto, é importante saber onde você deseja chegar com ele. Para isso, é preciso selecionar palavras-chave, que vão te ajudar a ranquear em buscas selecionadas. É preciso selecionar palavras-chave que sejam relevantes no seu nicho e que estejam alinhadas com o que o site está oferecendo, também é preciso pensar em qual tipo você irá focar, nas de cauda longa ou nas de cauda curta. É importante salientar que na grande maioria das vezes as palavras de cauda longa possuem um volume menor de pesquisas, porém são mais fáceis de ranquear alto. Para selecionar as melhores palavras-chave possíveis, além de fazer uma pesquisa de mercado, é interessante utilizar ferramentas como o Google KeywordPlanner e o SEMrush, que são excelentes em selecionar as palavras-chave mais eficientes.


Estrutura do conteúdo

A melhor maneira de agradar os webcrawlers, que são os “bots” do navegador que vasculham o seu texto, é tendo uma estrutura clara otimizada. Para construir esse “esqueleto” do seu artigo, é preciso separá-lo em seções que sejam coerentes com o que está escrito. Uma das maneiras mais eficientes de fazer essa separação é utilizando as headings, que nada mais são do que os subtítulos de cada tópico, que neste artigo estão com um tamanho maior em negrito. Sumários também são vistos em post mais longos que entregam informações mais específicas, eles podem ser muito úteis caso sejam bem utilizados e não comprometam o tempo de carregamento da página. E claro, é de suma importância incluir as suas palavras-chave nas headings, para deixar óbvio para o webcrawler sobre o que o texto está tratando.


Inclua palavras-chave ao longo do texto

Para produzir um artigo eficiente para SEO é interessante incluir as suas principais palavras-chave e as variações destas ao longo do texto. Isso faz com que os webcrawlers do seu navegador identifiquem com clareza o que o post está propondo, aumentando a sua probabilidade de ranquear mais alto.


Pense em um título otimizado

Um título eficiente é a chave para um artigo de sucesso. É importante incluir no seu título a palavra-chave principal, pois é a partir dela que o mecanismo de pesquisa irá entender sobre o que o seu post está falando. Um título também deve ser chamativo, pois assim terá uma taxa de cliques maior. Porém, é importante não escrever nada altamente artificial, como, por exemplo "O seu site irá cair caso não utilize essas dicas de SEO", pois escritas assim podem afastar usuários.


Crie boas meta descrições

Meta descrições são os textos que são apresentados nas páginas de pesquisa abaixo dos links. Ter uma boa meta descrição é fundamental para a eficiência de um artigo no quesito SEO, visto que elas têm um potencial alto para atrair cliques, já que são um espaço sensacional para utilizar copys chamativas. Uma boa meta descrição para um post de blog geralmente apresenta o nome da marca, uma breve descrição do que o artigo se trata e um tom de mistério que convida o visitante a ler o texto completo.


Links


Possua uma URL simples

A URL é o texto que fica na barra de pesquisa do navegador. É importante utilizar uma estrutura simples de URL no seu site inteiro, mas em posts de blog, é fundamental incluir a palavra-chave principal do artigo para facilitar o trabalho do mecanismo de pesquisa em identificar o seu conteúdo. URLs com muitos números e códigos longos não são amigáveis ao visitante do seu site e devem ser evitadas sempre que possível.


Faça interlinks dentro do seu site

Uma estratégia que vem sendo usada pelos mais renomados especialistas em SEO do mundo é a de criar interligações dentro do seu artigo com outros artigos do seu blog. Isso além de possibilitar que o usuário passe mais tempo no seu domínio, é visto pelos mecanismos de pesquisa como um sinônimo de organização dentre os posts, e entra no primeiro item do E-E-A-T, que são os “pilares” que o Google utiliza para avaliar as páginas e decidir aonde as colocará nos resultados de pesquisa.


Inclua links externos

Essa estratégia é interessante para gerar autoridade no que está sendo escrito. Links externos validam o que está sendo escrito tanto para o leitor quanto para a Search Engine. Mas é claro, você não deve incluir links de tópicos discrepantes ao que está sendo discutido nem que vão contra a sua opinião no texto, pois isso pode ser visto como uma contradição e ranquear o seu artigo nas posições mais baixas.


Utilize backlinks

A construção de backlinks, por mais que não seja tão relevante quanto já foi, ainda é um alicerce fundamental na otimização para mecanismos de pesquisa de um site. Compras, trocas ou compartilhamento de links ocorrem desde os primórdios do SEO e por mais que sejam de um alto custo, possuem a possibilidade de colocar um site nas primeiras posições de maneira muito rápida.


Engajamento e Compartilhamento


Crie uma seção de engajamento no seu blog

Seções que permitam curtidas e comentários são essenciais para criar autoridade e validar o que está sendo escrito em seu texto. Afinal, nada é melhor que uma prova social para dizer se algo é coerente ou não.


Facilite o Compartilhamento do seu artigo

Incluir links de compartilhamento para o LinkedIn, Instagram ou Facebook é uma estratégia avassaladora para subir as suas posições nas páginas de pesquisa. Já que se o seu conteúdo está sendo compartilhado pelos leitores, ele está recebendo mais tráfego orgânico sem nenhum custo extra e está recebendo a prova final de que é um artigo de qualidade.


Resumo

Nesse artigo foram abordadas dicas essenciais para otimizar o conteúdo e melhorar o ranqueamento nas páginas de pesquisa do Google. As principais características de um artigo otimizado para SEO são possuir uma linguagem simples e objetiva, responder à pergunta do leitor, possuir palavras-chave espalhadas pelo texto, ter uma estrutura clara de headings e espaço para a inclusão de imagens e links. A pesquisa pelas palavras-chave que serão utilizadas é a parte principal da produção do conteúdo, pois é fundamental para selecionar termos relevantes e alinhados com a proposta do site. A inclusão de links e a facilitação do compartilhamento e engajamento também são importantes para fazer um artigo ranquear alto.


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